

Assim como ocorre no Brasil, no México o mês de novembro é marcado pelo Dia dos Mortos. Mas diferente da tradição brasileira, a data para os mexicanos é repleta de celebrações e festividades. No Dia de Los Muertos, a ordem é recordar de quem já se foi e prestar homenagens com muita alegria.
Origens e características
A origem da comemoração está relacionada à chegada dos espanhóis ao México, e tornou-se a ocasião para relembrar este momento histórico. Antes disso, na era pré-hispânica, era comum a população indígena do México conservar crânios humanos como troféus e exibi-los durante os rituais próprios que celebravam a morte e o renascimento.
Desde então, os mexicanos seguem com a celebração da data, criando um evento animado, otimista, cheio de cores e que celebra a vida e representa a cultura local.
O Dia de Los Muertos é festejado com comida, bolos, festa, música e os doces preferidos dos mortos, pois, segundo a crença, nos dias 1 e 2 de novembro, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. A tradição envolve enfeitar as casas com flores, velas e incensos, além de criar e expor máscaras de caveiras. Também é comum que a população se fantasie com temas como esqueletos ou morte.
Dia de Los Muertos no Old West
Pelo quarto ano consecutivo o Old fará sua comemoração exclusiva do Dia de Los Muertos, aberta a clientes e convidados. Esse é um momento muito importante para o restaurante, visto que a casa carrega, em suas inspirações e pratos, diversos elementos da cultura mexicana.
“É sempre bom poder exaltar celebrações que realmente fazem parte do México e trazem a cultura popular para mais perto, sem carregar apenas datas comemorativas dos países europeus colonizadores”, explica a gerente e proprietária do Old West, Michelle Schnekenberg Elias.
Decoração temática
Segundo Michelle, a decoração é uma das partes mais marcantes da celebração. Cores marcantes, fantasias que podem ser utilizadas pelos participantes e muitos símbolos do Dia de Los Muertos fazem parte da ambientação do Old West na data.
O famoso altar que recepciona os clientes na entrada do Old West também não fica de fora, com muitas referências próprias. “Sempre cuidamos para que os clientes se sintam na verdadeira festa de los muertos”, reforça Michelle.
Gastronomia mexicana
Em relação ao menu da noite, pode-se esperar algo diferenciado, mas com o tempero marcante da culinária mexicana. Afinal de contas, a comida é um quesito que realmente faz diferença para quem participa do evento, seja para lembrar seus entes queridos ou apenas apreciar.
“As composições são totalmente exclusivas para o jantar do Dia de Los Muertos, cada entrada, prato principal e sobremesa é pensado para atender ao tema e ao paladar dos nossos clientes”, comenta Michelle.
Experiência única
Se você também é um grande apreciador da cultura mexicana e gostaria de celebrar o Dia dos Mortos de uma maneira mais alegre, fique de olho nas redes sociais do Old West. O restaurante está preparando uma experiência inesquecível para a data!
Leave a Reply