

O Old West é mesmo uma caixinha de surpresas. Se você ainda não conhece o restaurante, ao passar pelo lado de fora nem imagina o que te espera lá dentro. Ahh, e nem estamos falando da comida que é excepcional, estamos falando da decoração! Não à toa, o Old West é conhecido pela sua decoração característica de saloon de Velho Oeste – aliás, ele é o único de Curitiba! Conheça agora cinco curiosidades sobre a decoração do Old West:
Todo o projeto de decoração do restaurante foi pensado e desenvolvido pelo fundador, Eric Hilgenstieler, a partir das referências do tema Velho Oeste. Ele sempre foi um fã do gênero e também da cultura norte americana. Por ter viajado e conhecido diversos países e culturas, Eric inseriu essas experiências no restaurante, trazendo também referências de outros países em sua decoração e ambientação.
Um exemplo é uma das áreas centrais do restaurante, que recria o chamado “Stammtish”, que na cultura alemã é uma mesa destinada aos familiares e pessoas importantes que precisam “conquistar o direito” de se sentar à essa mesa. Eric Hilgenstieler era um admirador da cultura alemã, por conta de sua descendência e deixou mais esta marca no Old West.
Eric planejou cada detalhe do restaurante, inclusive todo o acervo de objetos que fazem parte da decoração do ambiente. Alguns elementos foram trazidos pouco depois da fundação do restaurante e desde então foram mantidos no estabelecimento. O cervo, disposto na parede logo após o balcão do bar, foi trazido de Tucson, Estados Unidos, de avião. Já os quadros que decoram as paredes do Old West, com a técnica de pintura sobre tecido, foram trazidos de Tijuana, no México.
O grande balcão de madeira do bar foi produzido a pedido de Eric, em Curitiba, e se tornou um dos maiores ícones do restaurante. O balcão tornou-se o espaço preferido para quem quer jogar conversa fora depois do expediente ou ver de perto o preparo do steak tartar. Outro espaço que também é queridinho dos clientes está na parte mais ao fundo do restaurante. Mais reservado, antigamente o espaço era chamado de “Outlaw”, uma referência aos espaços destinado aos “fora-da-lei”, uma prática comum dos saloons de Velho Oeste americano.
Como em todo bom saloon de Velho Oeste, há histórias e lendas que perduram ao longo dos anos. No Old West, o alvo dessas lendas é um dos ícones que mais encantam os clientes: a estátua da índia, posicionada logo na entrada do restaurante. Há até quem diga que ela representa uma santa.
Todos os objetos, pratos, funcionários e clientes que passaram pelo Old West são muito importantes para a história do restaurante, mas é claro que existe um elemento que se destaca em história e importância. Trata-se do quadro de John Wayne, disposto atrás do balcão do bar, que por esse motivo recebeu o nome de John Wayne Lounge Cocktail. A importância do quadro está na figura do ator americano pois o fundador do Old West, Eric, foi amigo pessoal e também trabalhou com ele na tradução de idiomas de um roteiro de filme de Velho Oeste. No cardápio do restaurante, é possível ver uma foto dos dois juntos em um aeroporto.
Gostou de saber um pouco mais sobre a decoração do Old West? Qual é o seu objeto ou espaço preferido do restaurante? Conte pra gente nos comentários ou compartilhe na nossa página do Facebook.
Fotos: Raphael Criscuolo
Não existe nada que não agrade ou não surpreenda no meu querido Old West.
Tudo é cuidadosamente pensado, desde a entrada do restaurante, com o Antero sempre atento a tudo; aos meninos do salão, Alisson, Alê, Cleberson, Gabriel, desculpem se esqueci de alguém, e óbvio, Johnny, que recebem a todos com a alegria do povo mexicano e a formalidade alinhada da cultura alemã; a água e o drink que sempre chegam na hora, basta um leve sinal para o Rodrigo. E o que falar do pessoal da cozinha, capitaneados pela Michele?? Vocês são incríveis!!!
Sem esquecer que tive a honra de ser atendida pelo seu Eric e recebida no salão pela dona Graciella, mas isso é outra história…
Oi Silvia! Ficamos muito satisfeitos e felizes com o seu comentário!! Cada detalhe que descreveu faz nossa equipe se sentir reconhecida pelo trabalho realizado. Nossos sinceros agradecimentos.